Como lidar com o estresse na vida profissional por José Roberto Marques.

Um dos problemas que mais ouvimos falar hoje em dia dentro do ambiente corporativo é o estresse. Vindo da palavra inglesa stress, significa tensão ou pressão e é o conjunto de reações fisiológicas sofridas a partir de fatores externos, por exemplo, uma situação complicada ou de tensão te deixa estressado e isso reflete em você tanto mental quanto fisicamente.
Em nosso ambiente de trabalho, são muitas tarefas a se cumprir, pessoas diversas para lidar, relatórios a fazer, além de uma rotina diária que acaba exigindo muito de nós. Quanto mais ocupações pessoais e profissionais, provavelmente mais chances você terá de ficar estressado.
As pessoas que estão sofrendo com estresse, começam a apresentar alguns sintomas como: cansaço constante, sono excessivo ou insônia, tensão muscular, alterações no apetite, dificuldade de atenção e concentração e até mesmo doenças físicas como hipertensão, alterações no sistema imunológico, gastrite e problemas do coração.
Confira algumas dicas importantes para que você também não venha a sofrer desse mal que atinge tantas pessoas no ambiente profissional.
Aprenda a planejar
A desorganização pode gerar estresse. Ter muitos projetos acontecendo ao mesmo tempo pode prejudicar seu rendimento e causar freqüentes esquecimentos, ao iniciar um projeto trabalhe nele até terminar.
Reconheça e aceite os limites
Atingir a perfeição é algo muito difícil de ser alcançado, e quando não atingimos o nível de perfeição que esperamos temos a tendência de nos sentirmos frustrados. Por isso, é essencial que você estabeleça metas alcançáveis para si mesmo.
Aprenda a brincar
Não dá para ser sério o tempo todo. Ocasionalmente, tire um tempo para o lazer. Encontre passatempos que façam você fugir um pouco das pressões.
Aprenda a tolerar e perdoar
As pessoas são diferentes uma das outras e têm necessidades e focos diferentes no trabalho. É necessário que você aprenda a lidar com cada uma delas e saber que falhas acontecem com todos, inclusive com você. Lembre-se que pessoas têm visões e crenças diferentes, então aprenda a respeitar a opinião de outros sem entrar em conflitos supérfluos.
Evite competições desnecessárias
Ficar muito preocupado em vencer sempre pode te prejudicar. Não somos bons em tudo que fazemos e achar que temos que ser melhores em todas as áreas de nossa vida pode nos deixar com um alto nível de ansiedade e extremamente agressivos.
Faça exercícios físicos regularmente
Escolha uma atividade que realmente goste, seja uma corrida ou a prática de um esporte, gastar energia com esse tipo de atividade de ajuda a aliviar a tensão.
Fale sobre os seus problemas
Evite se isolar quando um problema lhe afligir. Conversar com um amigo ou uma pessoa de confiança pode ser bastante útil para aliviar a pressão de uma dificuldade pelo qual você esteja passando, e essas pessoas, por estarem de fora do problema, podem lhe dar conselhos úteis.