Como lidar com pessoas difíceis?

“As pessoas difíceis normalmente esperam que as outras ajam do jeito que elas querem”.
No seu dia a dia, você já se pegou sem paciência com seu colega de trabalho? Já andou questionando a atitude dos seus superiores? Saiba que este é um problema comum. Não há exceção, em toda organização existe uma ou até mais pessoas com um perfil difícil de suportar. Nessa hora é necessário ter calma e buscar entender os vários perfis de trabalho.
Hoje é praticamente comum passar mais tempo no seu ambiente de trabalho, com pessoas de personalidades diversas, que combinem ou não com você. Para deixar os seus dias mais harmônicos, leves, é preciso saber lidar com todas essas pessoas.
Se você for o líder de uma equipe, precisa saber conduzi-la com maestria e administrar os conflitos. Todos devem cooperar para a construção de um ambiente de trabalho adequado, mas se houver alguém que não esteja empenhado a ajudar, criar um confronto com este não é a melhor opção, pois pode provocar improdutividade, desperdício de tempo, clima ruim e desmotivação.
Antes de qualquer coisa é preciso ver o porquê do conflito e o motivo pelo qual essa pessoa age dessa forma, para assim você saber como lidar e encarar a situação de maneira racional.
Quando essas pessoas começam a se tornar difíceis?
Quando chegam ao limite da sua paciência, decorrendo erros, frustrações, alto nível de stress, falta de comprometimento e confusão, e tudo isso pode ser muito perigoso para a produtividade e resultado da equipe como um todo.
Em geral as pessoas não têm noção de quais atitudes irritam os outros, nesse caso, a melhor maneira de enfrentar essa situação é tentar se aproximar e aos poucos mostrar a essa pessoa os problemas que talvez ela não queira enxergar. Aja de maneira afetuosa e principalmente, não a acuse como errada, essa é a hora de você mostrar seus valores e o seu domínio próprio.
E lembre-se de que você também pode ser uma pessoa difícil para quem está do seu lado.