Dicas para manter uma postura profissional adequada

Manter uma postura profissional adequada é essencial em qualquer profissão. Mesmo se sua empresa adota um estilo ou ambiente mais informal, é importante lembrar que postura não tem a ver só com aparência, mas com um conjunto de decisões e atitudes que causam respeito e uma boa impressão.

É claro, que a postura passa pela aparência. E não estamos falando só da roupa – que deve estar de acordo com o ambiente e o cargo ocupado – mas também de tudo que te rodeia, como a mesa de trabalho, seu escritório, materiais e computador, por exemplo. Mantenha seu ambiente de trabalho o mais organizado e limpo possível.

Uma boa postura também está ligada ao comportamento. Qualidades como gentileza, educação, saber ouvir são sempre bem-vindas e apreciadas por todos. Elas ajudam você a conquistar uma imagem e seu espaço de maneira sólida sempre baseados na empatia.

O bom humor também faz parte de uma boa postura profissional. Mas tome muito cuidado para não exagerar. Assim como na vida, no trabalho temos momentos de muita seriedade e demonstrar bom humor nessa hora, pode parecer falta de educação.

Por fim, procure separar os problemas pessoais da vida profissional. Resolver problemas pessoais no ambiente de trabalho pode gerar não só uma má impressão como repreensões por parte dos seus superiores se a empresa tiver esse tipo de regra pré-estabelecida. Respeitar o espaço do trabalho é sinal de respeito com a empresa e os demais colegas.

Fonte:Ultraeduc