Etiqueta empresarial: A preocupação dos jovens profissionais

A

chegada de jovens ao mercado de trabalho sempre é cercada de expectativas, tanto da empresa – que quer ver os resultados, desenvolvimento e criatividade do novo colaborador -, quanto do profissional – que geralmente é ansioso para mostrar seu trabalho e por a prova suas competências.

A carreira de um profissional envolve mais que habilidades técnicas, e é necessário que o jovem trabalhador esteja atento a isso, pois aspectos comportamentais são avaliados e valorizados nas organizações. A etiqueta empresarial serve para nortear alguns comportamentos, ela facilita o convívio social dentro da empresa.

Como saber qual a roupa mais adequada? Como pedir aumento para o chefe? Qual a hora certa de pedir uma promoção? Nesses momentos de insegurança e dúvida, é necessário perder a vergonha e perguntar ao gestor ou ao departamento de RH qual a melhor forma de agir no ambiente de trabalho.

Os estágios são uma forma dos jovens ganharem experiências e conhecimentos de como funcionam os processos de trabalho e como se comportar no ambiente corporativo. Estar aberto a conversar e interagir com a equipe é importantíssimo para conhecer os profissionais e o funcionamento do seu departamento.

Aprender como se comportar dentro da empresa é crucial para o crescimento profissional. Portanto, veja algumas dicas de etiqueta na empresa:

– Busque sempre ter boa postura;

– Mantenha o bom humor, mas não exagere;

– Tenha jogo de cintura;

– Seja pontual;

– Use roupas discretas, vista-se conforme o segmento da empresa;

– Comunique-se e tenha a preocupação de estar atento ao que o outro diz;

– Seja educado e cordial;

– Leia o código de conduto de sua empresa;

– Seja organizado;

– Respeite os colegas e o ambiente de trabalho;

– Tome cuidado com a utilização de celulares e outras ferramentas tecnológicas;

Essas são algumas dicas, mas cada empresa apresenta suas particularidades. Portanto, procure entender a cultura da organização, pois além de ser competente em sua função, é preciso seguir a etiqueta empresarial, para conquistar uma carreira sólida.