Metas e Objetivos: Diferenças e Exemplos

José Roberto Marques, 

 

Grande parte das pessoas tem alguns objetivos, ou seja, algumas coisas que querem e pretendem alcançar em algum momento de sua vida. – Estudar, trabalhar num ramo ou empresa específico, viajar… Mas imaginar é apenas o começo de tudo, além disso, devemos também agir para torná-los realidade.

O primeiro passo para a realização desses objetivos é definir quais são eles, descrevendo-os e listando-os. Após esta listagem precisamos especificar e determinar em termos quantitativos quais são os prazos em que queremos alcançá-los.

Sendo assim, a diferença entre objetivo, que é o que você pretende fazer e/ou alcançar e de metas, que é a especificação desses objetivos quantitativamente, fica clara. Segue então alguns exemplos:

1. Objetivo: Formar na faculdade “x” no curso “y”.

Meta: Formar até o final do ano de 2015.

2. Objetivo: Realizar uma viagem pelo mundo.

Meta: Realizar essa viagem pelo mundo no ano de 2014.

3. Objetivo: Quero mudar a carreira e ter uma vida financeira melhor.

Meta: Quero aumentar minhas rendas em 30% até o meio do ano “x”.

Vale lembrar que, estabelecer metas e objetivos, é apenas o início de sua jornada. Devemos buscar todos os dias colocá-los em prática. Para tanto separamos algumas dicas para que você possa fazer isso.

1. Aproveite as oportunidades – Fique atento, prepare-se para quando estes bons momentos chegarem, e aproveite-os. Não deixe que uma oportunidade passe em branco.

2. Seja otimista – Acredite que você é capaz e que é possível alcançar tudo o que propôs. Fuja das influências negativas.

3. Mantenha sempre o foco – Esteja atento aos seus objetivos e metas. E procure não desviar-se do resultado final.

Por fim, se você estiver firme em seu propósito de alcançar tudo que se propôs a fazer, com certeza seus resultados serão extraordinários!